Pirão
Tava lembrando hoje de Maria José, uma menina que trabalhou lá em casa.
Pois Maria, grávida, tinha sempre o mesmo desejo, que era um tal de pirão de grude. Pelo que consigo me lembrar, pois naquela época ainda nem alcançava o fogão, o pirão era feito só com farinha e água (minha imaginação quer enfeitar com um pouquinho de manteiga). Por cima, o grande arremate era um ovo frito com a gema quase mole, que Maria estourava, deixava melecar o pirão e comia com um gosto danado, como se fossem trufas (que eu nem sem se é bom, peguei como exemplo pq uma coisa tão cara tem que ter seu mérito).
E eu comia junto. Achava um pouquinho nojenta, a gema quase crua, misturada com aquela geleca transparente, mas nunca fui de muitos pudores em relação à comida. E era bom o negócio, viu? Não sei bem se era pelo gosto mesmo ou se era pela cumplicidade, por ser convidada a fazer parte daquele ritual quase diário, e que pra mim era tão exótico.
Só lembrei do pirão de grude hoje. Tava jogado em algum cantinho empoeirado desse meu cérebro, tão bagunçado quanto o meu guarda roupa. Vou tentar ressucitá-lo, a título de pesquisa. Provavelmente não vai ficar igual, nem vou achar tão bom, mas é assim mesmo, botar a vida real pra concorrer com a memória é covardia.
Por hora tem essa receita de Pirão de Queijo, que é top hit aqui de casa, acompanhando principalmene carne de sol, bode ou carne de charque. O bicho.
Só tem uma coisa, não tem as quantidades não. É na emoção mesmo, na aventura. Um pouquinho mais disso ou daquilo até ficar bom, que é o jeito que eu sei fazer melhor. É o seguinte:
Frita 1/2 cebola bem picadinha na manteiga (se for de garrafa, melhor), fogo baixo até murchar. Acrescenta leite ( vou dizer que é um litro), mexendo sempre, vai deixando escorrer farinha de mandioca peneirada (a mão fechada naquela posição de ui, tá lascado! ou ainda, fudeu!) . Vou dizer que são umas cinco colheres. É pra ficar grossinho, mas não muito. Por último, depois de cozinhar bem o pirão, vai ralando queijo de coalho (queijo de manteiga tb fica bom) até achar que já deu. Deixa o queijo derreter e acerta o sal. Finalmente bota o pirão numa travessa, engorda ele com mais um pouquinho de manteiga e enfeita com uma fatia de queijo em cima. Se quiser, pode gratinar no forno, só por frescura.
Dica: Se ficar muito grosso é só colocar mais leite, ou um pouco de água. Fica uma delícia servir a charque acebolada ou qq outra carne na mesma travessa, por cima do pirão.