O Dia em que Engoli o Mundo

ou O Fantástico Caderno de Receitas da Vovó. Receitas testadas e aprovadas nas cozinhas experimentais lá de casa e dos amigos destemidos; receitas não testadas, mas com potencial Nhams; divagações e devaneios totalmente amadores sobre Comidas.

Nome:
Local: Recife, PE, Brazil

6.07.2006

Manjericão

Aí que eu resolvi entrar no negócio dos orgânicos. Olha aí que coisa mais linda e fofa é a minha plantação de manjericão. Mal consigo conter a euforia. Por que veja, a última plantinha que eu consegui cultivar foi um pé de feijão, na segunda série. Juro que sou uma pessoa legal, mas as plantas simplesmente fogem de mim. Ou então é por que eu esqueço de botar água.

Mas o manjericãozinho não, tá vingando o bichinho, coisamarlinda. Só que junto com a felicidade, dá um sentimento de culpa danado. Todo dia me sinto como a bruxa malévola de João e Maria, indo ver se o dedo já tá gordinho. Meu manjericão. Quase dava um nome a ele, péssima idéia. Ontem não resisti e arranquei com muito cuidado e pedindo perdão uma folhinha. Delícia. Não sei o que ele que quer ser quando crescer, só sei que vai ter que se conformar em virar um maravilhoso e cheiroso Pesto. Nham.

***

Descoberta tardia, o Pesto acabou se tornando um dos meus molhos preferidos. Cheiroso. Único. Simples no preparo e forte no sabor.

É tão bom encontrar e saber que existem ainda uns tantos clássicos-maravilha a serem descobertos nesse mundo. Melhor antídoto contra aquele sentimento tedioso de 'já vi tudo'.

***

O Pesto doido de Lu

Um mói de manjericão
Um punhado de amêndoas torradas(10, 12, 15...)
2 dentes de alho
azeite (1/2 xícara?)
sal
pimenta do reino
Um pedaço de queijo parmesão ralado (1/2 de xícara mais ou menos)
vinho branco seco ou água

Fazer o pesto já é uma delícia, pelo menos pra mim, que considero o cheiro docinho do manjericão um dos mais perfeitos do mundo das ervas. Sim, então vamos com isso.
Lave bem o manjericão na água corrente e coloque no liquidificador as folhas e talos mais finos, as amêndoas, o alho picado, o sal, a pimenta, o queijo e o azeite. Bata até virar uma pasta, se tiver muito grosso, acrescente um pouco de vinho branco seco ou água. O vinho serve tb para 'limpar' o resto de molho que fica no liquidificador.

Quanto à massa, pode usar talharim, linguine, espaguete, lasanha, a sua preferida, sei lá. Cozinhe a massa, escorra e, na panela, misture com o molho no fogo baixo pra mantê-la aquecida. Não frite o molho antes. A quantidade de molho depende do gosto do freguês, eu gosto beeem verde. Antes de servir, polvilhe sobre a massa amêndoas torradas e trituradas grosseiramente.

***

Receita da Cordon Bleu

Para servir com 250 gr de massa, use 60gr de manjericão fresco. 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem, parmesão ralado na hora (ahá, eles tb não sabem a quantidade), 2-4 dentes de alho e 30gr de pinoli. Bata tudo no liquidificador, reservando metade do azeite para acrescentar no final do preparo.

***

Esse post é para Pagode, que me pediu a receita do pesto faz uns dois meses já. Eu gosto de internet, por que é um meio super dinâmico, sabe?