A receita secreta do famoso "Empadão"
Esse empadão não é um empadão de fato. Ficou assim conhecido por causa de Diego, que depois de comer quase todo, furtivamente, no meio da noite, depois de uma cachaça incrível lá em Serrambi, o que seria o almoço do dia seguinte, deu o nome que acabou pegando. Na verdade esse "empadão" é um grande folhado. E agora é hora de confessar que eu nunca fiz massa folhada na vida, por que eu sou cozinheira só nas horas vagas e ultimamente não sobram tantas assim, que me permitam passar um dia inteiro de abre massa, fecha massa, espera meia hora e abre de novo.
Então a dica é, vá ao supermercado mais próximo, sessão de congelados e procure a massa folhada Arosa, a compridinha, que já vem aberta, por que trabalho muito é bobagem. Aí é só fazer o recheio que quiser. O preferido das multidões é o de frango com requeijão, molho de tomate, manjericão fresco e tomate seco. Bom, muito fácil e é sssó suceessso.
Ontem, numa sessão "Empadão", Henrique inventou um recheio de bife que ficou ótchimo. Mas veja, quando H disse que queria fazer de bife, eu imaginei logo uns bifes acebolados em fileira e claro que vetei, não tão gentilmente, por que, na cozinha, eu sou meio Mônica Friends. Eu sei, é feio e eu sofro com isso, mas eu tenho essa mania de mandar e de querer fazer as coisas só do meu jeito e acho que as pessoas vão fazer errado e que se outro alguém meter a colher de pau na minha comida, vai ficar ruim. Mas eu tô trabalhando isso.
O caso é que eu sei que existem várias maneiras de se fazer as coisas, de cortar a cebola e de se preparar uma Paella e que, por mais diferentes que sejam, todas podem levar a um lugar muito bom. O problema é que, às vezes, quando elas se misturam, não dá muito certo, porque uma etapa do preparo influi na outra. Ai, dá pra perceber que eu sou realmente uma pessoa insuportalvemente neurótica na cozinha? Sim, mas o bife que ele queria dizer ( e disse, assim que eu deixei), era filé cortadinho com cerveja escura, creme de leite e tal. E eu vetando um insight gastronômico tão bom.
Mas voltando ao Empadão.
Recheio de Frango
Refoga, bem picadinho, com manteiga e/ou azeite, alho, cebola, pimentão, tomate, no fogo baixo até ficar bem molinho, acrescenta um copo de leite, misturado a uma colher (sopa) de farinha de trigo. Se quiser, acrescenta cheiro verde, pimenta do reino, um pouco de cominho. Mistura frango desfiado ( um peito dá), umas três colheres cheias de requeijão e umas duas de molho de tomate pronto. No final mistura o tomate seco e acerta o sal (eu gosto de usar caldo de galinha Maggi). O recheio não deve ficar muito mole, porque senão o molho sai todinho do folhado e fica uma meleca. Se ficar com muito molho, acrescente mais sólidos ou um pouco de leite misturado com farinha de trigo, pra engrossar.
Abra a massa numa forma retangular, untada com óleo (com o plástico pra cima, viu Bruna :P), coloque o recheio no centro, no sentido do comprimento, cubra com fatias de queijo muzzarella normal ou de búfala, feche como um envelope, colando com gema crua. Passe gema também por cima do folhado, pra ficar douradinho. Pode polvilhar com gergelim (contribuição de Fabinho), ou com queijo parmesão ralado.
Leve ao forno médio, pré aquecido, por uns quarenta minutos ou até crescer e dourar.
Recheio mais rápido do mundo
Uma camada de qualquer queijo
Uma camada ou mais de quaisquer frios
Molho de tomate bom (com pedaços) ou tomate em lata picado
Manjericão fresco
Catupiry ou requeijão
Qualquer coisa que vc ache que combine...azeitonas, tomate seco, palmito, milho etc
Mais uma camada de queijo
É só ir arrumando as camadas dos ingredientes no sentido do comprimento, fechar e levar ao forno.
Recheio de Bife
Filé ou qq carne mole (qq carne fica mole com um pouquinho de amaciante em pó ou com umas gotas de abacaxi. Se for abacaxi, são gotas mesmo e logo antes de fritar, senão vira carne moída)
Cebola, alho
Molho inglês, cerveja escura, caldo de carne, catchup e mostarda
Palmito picado ou champignon
Queijo
Frita a carne( temperada previamente com sal, pimenta do reino e amaciante, se for o caso) aos poucos, em manteiga e azeite, mal passada mesmo, por que depois vai ao forno, reserva. Na mesma gordura, frita uns dois dentes de alho grandes e uma cebola pequena bem picadinhos, até murchar. Acrescenta cerveja preta, deixa evaporar, mistura a carne, tempera com molho inglês, um pedacinho de caldo de carne e mais pimenta do reino, se gostar . Uma lata de creme de leite, mais um pouco de cerveja, o palmito, uma colher (sopa) de catchup e uma (sobremesa) de mostarda. Deixa ferver até ficar grossinho.
No centro da massa coloca o recheio de carne e cobre com queijo (pra dar a liga).
Eu ainda não fiz, mas acho que o próximo folhado vai ser doce, nham, de maçã, passas, canela, servido com muuuuito sorvete.
<< Home